Puerto Natales e Torres del Paine, 20 a 23 de dezembro de 2011.
De volta ao Chile, acho que já perceberam o quanto gostamos de lá. As pessoas são muito educadas e tudo no Chile parece ser mais gostoso. Logo que cruzamos o Estreito de Magalhães em direção a Puerto Natales começamos a avistar algumas fazendas com placas de precaução, pois eram campos minados. Para nós, isso é coisa nova!!
Passamos por uma vila fantasma, coisa de filme, grandes casarões abandonados com as janelas quebradas, dois barcos grandes se deterioram à beira mar. Os turistas que passam por ali param curiosos, se perguntam o que aconteceu, fotografam e seguem, assim como nós.
No caminho paramos para dormir em Laguna Blanca no posto do simpático Luis, um jovem senhor que nos recebeu muito bem, comemos uma sopinha deliciosa e tivemos agradáveis conversas. Luis viveu alguns anos em São Paulo e em busca de uma vida tranquila, construiu ali o seu paraíso de sossego.
Puerto Natales é uma cidade pequena, turística, com diversos bares e restaurantes bem transados. Lá ficamos na pousada Coloane, uma pousada muito confortável e tivemos momentos agradáveis com o dono Juan. Conhecemos também um casal de alemães, que nos deram a honra de assisti-los dançar salsa com sorriso no rosto e muito desinibidos, essa não é bem uma atitude que esperariamos de alemães, mas assim é a vida, sempre surpreendendo.
Torres del Paine… uma vez alguém nos disse para não perdemos nosso tempo em conhecer este lugar, mas esta mesma pessoa também disse que se decepcionou com o Rio de Janeiro. Foi ai que percebemos que sua visão de lugares interessantes e atraentes é bem diferente da nossa… Rio de Janeiro continua lindo e acreditamos que Torres del Paine também.
E realmente é espetacular. Nem havíamos chegado ao parque e já estávamos maravilhados na primeira parada do lago Sarmiento, um tom azul esverdeado lindo, diferente da cor de todos os lagos que já havíamos encontrado. E lá no fundo aquelas maravilhosas montanhas.
O percurso do parque é de aproximadamente 60 kilometros, com várias paradas para apreciar a região, as Torres, e o que adoramos foram os Cuernos del Paine, tem também algumas trilhas para chegar mais próximos dos melhores mirantes. Lagos, glaciais, montanhas, cachoeiras e jardins naturais espetaculares, impossível não gostar.
Antes de voltar para o Ushuaia, resolvemos dar uma passadinha em Punta Arenas para visitar um cemitério, mas não é qualquer cemitério, este há muitos anos vem cultivando ciprestes e podando-os milimetricamente com tanta perfeição em forma de… pepino, ou outras coisas que você possa associar a esta forma. Muitíssimo interessante.
Filed under: Puerto Natales e Torres del Paine |
as fotos estão muito bem batidas, parecem até cartão postal.que lugares lindos hem!!!!!da gosto de ver isso tudo. bjs