Recife e Praias ao Sul

Recife

Em Recife, fomos recebidos pela Viviane através do Couch Surfing e esta foi uma anfitriã pra lá de simpática, era só risada pra cá, sorrisos pra lá, além de ótima cozinheira e excelente guia gastronômica. Em sua casa também haviam outros “Surfers”, Peter – polonês e Remi – francês’, além de seu gato, o Bruno, do qual me apaixonei, já estava quase sequestrando para trazê-lo comigo. Eu ainda estava um pouco gripada e foi ai que Vivi me apresentou ao melhor mel de todos, mel produzido em cupinzeiros uma iguaria trazida do sertão. Ela nos levou para conhecer alguns mercadões públicos da cidade, que eu adoro. Em um deles, tinha um bar um tanto quanto diferente, com ambiente apropriado para cornos, onde você que é corno pode compartilhar sua cornitude com outros amigos cornos e se associar com direito a carteirinha e tudo. Lá, também, são eleitos os cornos mais cornos, o que ganham, não sei, mas um par de chifres com certeza já ganharam! Lá tem um sino pra pessoa se identificar como corna, se você é corno assumido, com certeza terá a coragem de tocar o sino. Foi então que dissemos para o Peter, que não estava entendendo nada, tocar o sino. Ingenuamente ele foi lá e tocou, instantaneamente todos que estavam no bar começaram a comemorar e ele continuou sem entender porque, depois que contamos da brincadeira este rapaz ficou muito chateado e não levou na brincadeira… será que ele era de verdade? Falamos pra ele relaxar e que ele está no Brasil pra dar risadas e não ficar sério demais.

Julio, Hanna, Peter e Viviana no mercadão

sem comentários…

Tivemos a oportunidade de conhecer um barzinho bem legal com a Vivi, o Cordel, com comidas típicas, tomar uma cervejinha e jogar conversa fora, e se tem uma coisa que o pernambucano sabe fazer é comer bem. Depois ganhamos um city tour por todo o centro histórico e bares da boemia.  Outro passeio gastronômico foi no Guaiamum, onde comemos carangueijos, prato e evento típico do litoral nordestino.

Levamos o Remi pra comer em um buffet a kilo, depois de alguns dias no Brasil vivendo de sanduíche, ele começou a aprender como comer bem, saudável e barato.

Dos passeio que fizemos um dos que mais nos surpreendeu foi a Oficina Brennand uma antiga olaria foi transformada em um verdadeiro paraiso da arte, tornou-se um conjunto arquitetônico monumental com esculturas e revestimentos originais, belos, exóticos, aconchegantes, sensuais, chocantes, uma onda de sensações nos invada ao passear por este ambiente de excentricidades criativa em meio a lindos jardins. Um talento Brasileiro incrível.

Arte de Francisco Brennand na Oficina

OsanãozinhosdoBrennand

Paredão lá de casa ô, tá ligado?

O cara não é fraco, esse é o quintal dele!

Um dia antes de sair da casa da Vivi ela decidiu fazer uma torta de limão e ensinou o Júlio, que já esqueceu a receita, mas não o gosto. Estava uma delícia, pena que não sobrou nada para contar a história, só a fotografia. Foi muito bom estar na companhia da Viviane e dos outros “surfers”.

Torta de limão famosa da Viviana! Mesmo doentes nós comemos até morrer!

Continuamos em Recife por mais uns dias, porém com a companhia de nossos ilustres amigos Jean (Albidei, Urso, Zena, Zenóbio, Almondega Peluda… enfim) e Mari Maricota que estavam chegando para uma aventura de 20 dias conosco pelo litoral do nordeste. Chegamos atrasados no aeroporto e fomos direto para o apartamento que havíamos alugado para 3 dias (www.temporadaplus.com – vale muito a pena). Eles nos trouxeram nossa encomenda especial, pinhão do sul, que queríamos presentear ao Bico e à Lígia que estariam em Recife neste dia, fomos direto para a casa da família da Lígia (Gília segundo o Bico, depois de umas cervejinhas), onde fomos recebidos com muito carinho pelos familiares da Lígia, churrasco e cervejinha, foi muito bom estar na companhia de vários amigos.

Churrasquinho na casa dos pais da Lígia, com Jean, Mari, Julio, Bico e Lígia.

Esta noite decidimos ficar de boa e então aproveitamos pra tirar o atraso com algumas cervejas, boa música e muito papo. Dia seguinte almoçamos o famoso bode assado, de lamber os dedos, sensacional! Depois fomos conhecer Olinda, foi um passeio incrível. Visitamos o primeiro convento franciscano do Brasil, que possui o maior acervo de azulejos de Pernambuco, o lugar está um pouco mal cuidado, mas não deixa de ser impressionante. Olinda realmente é muito bonita, com suas casas coloridas, ruas estreitas e muitas pessoas nas ruas conversando, bebendo ou só observando o movimento.

Maricota e os azulejos.

Ops!! O Albidei encontrou algo interessante ali!

Mari de cangaceira!

Óia os festerô aí!

Vista de Olinda de cima do morro

Vista de Olinda e Recife de cima do morro

Só na espiadinha

Os bonequitchos em Olinda

Na volta levamos os dois para um passeio pelo centro histórico, porém não lembrávamos quase nada do que a Vivi tinha nos mostrado, então fomos para os “monumentos”mais importantes, os bares. Paramos em uma rua um pouco movimentada para conhecer o famoso bar Central, comer uns pastéis de bacalhau e tomar chopp Heineken ao som do bom e velho rock, muito bom!

Nessa noite o Albidei resolveu cortar o cabelo e nós registramos:

sem comentários…

No outro dia fomos almoçar em um restaurante muito tradicional, tão tradicional que era até escondido, não tinha placa e parecia uma casinha de vovó. Dava só comida típica, sarapatel, arrumadinho, escondidinho, carne de sol, etc… Com o bucho cheio fomos descansar e aproveitar para curtir uma prainha. De noite mais gelada, música e conversa, desta vez encontramos a Vivi e o Rémi em um bar na região do Espinheiro, um bairro lotado de bares, restaurantes e atrações da vida noturna.

Decidimos conhecer o centro histórico e fomos direto ao antigo presídio da cidade, agora a Casa da Cultura, um lugar muito interessante pra quem gosta de comprar artesanato local e conhecer um pouco da cultura pernambucana, além de conhecer um presídio com muita história.

Que porrrrrrrta!

Dale casal cangaceiro!

Visitamos também algumas igrejas, o Forte de 5 pontas e conhecemos o mercado público municipal, este acabamos evitando devido ao cheirinho. Fomos então ao Instituto Brennand, um Museu Castelo com exposições itinerantes (na época uma coleção do Botero), acervo local fantástico e uma grande coleção de armas – fodástico. Levamos nossos convidados para conhecer também a Oficina Brennand e depois seguimos nosso rumo.

Instituto Brennand I

Back to the middle ages.

Caveirinha estilosa!

Fomos para o Cabo de Santo Agostinho procurar um camping para alojarmos, procuramos por todos os lados e depois de algumas horas encontramos o camping do Fulia, um lugar de surfistas descolados meio hippies com pouca estrutura, porém tomamos umas cachacinhas e fomos dormir. No outro dia curtimos a praia da Calheta, umas cervejas, um peixinho, visual bonito, banho de mar e depois seguimos para Porto de Galinhas.

Cheers!!! Praia da Calheta.

Praia da Calheta – Cabo Santo Agostinho

No caminho tivemos uma visão, parecia o inferno! hehe

Baaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh

Chegando lá, fomos perguntando por campings e nos informaram para ir a Maracaípe que lá teria um, que descobrimos não aceitar automóveis, então procuramos um lugar para alugar e acabamos encontrando o seu Anun, um pescador local que possui alguns apartamentos para locação, quando vimos a churrasqueira na frente do apê demos aquele sorrisinho e aceitamos na hora. O tempo tava feio, chuvoso, então aproveitamos para beber, comer churrasco e bater um papo… o vidinha ruim, quando o tempo melhorou fomos para a praia do Porto de Galinhas curtir as famosas piscinas naturais. Vimos muitos peixinhos nas piscinas, inclusive nadamos com eles, porém eles estavam um pouco gulosos e tentaram arrancar uma pintinha do Julio achando que era a ração que os guias dão aos turistas para chamar os peixinhos, uma prática ilegal e que contamina e vicia os peixes. Devido à chuva a água não estava 100% cristalina, mas mesmo assim pudemos curtir as piscinas naturais com uma visibilidade muito boa. Voltamos à noite para curtir a vida noturna e descobrir vários bares e restaurantes gostosinhos, com música ao vivo e agitação.

Porto de galinhas – PE

Casal de amigos queridos só no Love!

julioehanna.com em momento de carinho

João Pessoa e interior da Paraíba

João Pessoa e interior da Paraíba

Tambaú João Pessoa

Praia de Tambaú, João Pessoa – PB

Quando estávamos em Natal minha tia Carla nos passou o contato do Bico e da Lígia  informando que  eles eram um casal de amigos muito queridos e poderiam dar dicas sobre passeios pela cidade de João Pessoa. Ligamos de Natal mas eles estavam indo pra Recife e quando retornassem iriam entrar em contato conosco. Para ficar na cidade já tínhamos o contato pelo Couch Surfing na casa de João, teríamos que esperá-lo chegar do trabalho no fim do dia, como estávamos loucos para ver o filme novo do Batman resolvemos pegar um cineminha na cidade para aguardar. Desligamos o celular e logo depois do filme apareceram algumas ligações. Foi então que recebemos a ligação do João, mas o estranho é que não era o João do Couch, então ele pensou que havia sido engano, então desligou e me perguntou o nome do Bico, que coincidentemente também era João, porém o Júlio já tinha desligado o telefone. Retornamos a ligação e esclarecemos as coisas com o Bico, ele foi muito simpático e nos convidou para ficarmos na casa deles.

Forte Santa Catarina Cabedelo João Pessoa

Bico, Lígia, Hanna e Julio no Forte de Santa Catarina em Cabedelo

No fim visitamos o João do Couch e ele, naquele meio tempo, disse que veio outra garota do Couch pra ficar na casa dele que ele pensou que chegaria alguns dias depois, aí achamos melhor aceitar convite do Bico para não ficar muita gente na casa do João. Foi então que conhecemos e convivemos com esse casal maravilhoso.  A esposa do Bico, a Lígia é super atenciosa, eles vivem um uma linda casa na companhia de três cachorros incríveis, o clima da casa é delicioso, eles tem um astral muito bom. Nos sentimos muito à vontade, parecíamos estar em casa com nossa família.

Pastores do Bico

No dia seguinte fomos passear, cruzamos a cidade em plena segunda feira e surpreendentemente o trânsito estava fluindo tranquilamente. Isso é muito raro em uma cidade grande do Brasil, já começamos a adorar a cidade por isso. Como era segunda feira a maioria dos museus e igrejas estavam fechados. Passamos pelo centro de artesanato, depois fizemos uma paradinha para comer uma deliciosa tapioca com carne seca e fomos para o mirante do farol que está situado no ponto mais leste do país, um marco importante para nós.

Mercado Artesanato João Pessoa

Hanna no Mercado de Artesanato de João Pessoa

Tapioca João Pessoa

Tapioca com carne-seca e nata… hmmm que delícia

Passamos em um ponto de informação turística e ganhamos um mapa para fazer um roteiro do centro a pé. Isso facilita muito a vida do viajante. Foi rápido encontrar um estacionamento no centro, que normalmente é raro, e começamos nossa visita pelo centro histórico de João Pessoa. Passeamos em meio a barracas que ainda restaram das festas juninas (e julinas) que vendiam frutas com calda de chocolate, maçãs do amor e doces em geral, vimos lindos casarões históricos, igrejas, parques e praças. A organização e limpeza não eram das melhores, mas o cheiro dos doces estavam torturantes.

Grafite no centro de João Pessoa

Lojinha de produtos sertanejos (não universitários) no centro de João Pessoa

Igreja de São Francisco em João Pessoa

Propaganda das tintas Coral no centro de João Pessoa, modelo: Hanna

No fim do dia, encontramos a Lígia e o Bico para conhecermos o Forte de Santa Catarina de Cabedelo e curtirmos o pôr do sol na praia do Jacaré, um rio à beira do mangue onde, diariamente, pode-se apreciar um momento especial ao som do Bolero de Ravel tocado por um saxofonista que passa de barco pelo rio e depois continua em algum dos bares locais. Um momento único e delicioso, com agradáveis amigos e ainda se pode aproveitar para apreciar lojinhas de artesanatos e guloseimas típicas da Paraíba.

Julio, Hanna, Lígia e Bico no famoso por do sol da praia do Jacaré

Apresentação do Bolero de Ravel com Jurandy do Sax na praia do Jacaré em João Pessoa

No dia seguinte fomos conhecer as praias mais afastadas da cidade, passamos por todo o litoral até a famosa Tambaba, uma praia de naturalismo, mas não chegamos a passar do portão de entrada. A região é muito bonita e então fomos para o lado esquerdo (o lado não nudista) da praia e caminhamos até a praia de coqueirinho. Passamos por muitas falésias com tons de cores lindíssimas, pareciam até quadros modernistas.

Praia de Tambaba, o lado não nudista

Arte da natureza na praia de Tambaba

Praia do Coqueirinho

O dia estava com muito vento e a água estava um pouco barrenta, então não nos animamos para banhar-nos. Combinamos um almoço no famoso Mangai com o João (do Couch) e sua convidada (também do Couch). O Mangai é um restaurante bem tradicional com comidas do sertão e, com certeza, um dos melhores que encontramos no nordeste. À tarde fomos no Museu Estação Ciência, um lugar delicioso para conhecer um pouco na prática as teorias científicas. Curtimos uma pequena apresentação em um planetário inflado, adoramos a ideia e gostaríamos que, por ser uma estrutura simples, muitas escolas pudessem ter algo assim. Também havia no museu área para exposições de arte e neste dia tinha dois artistas que nos surpreenderam, o Cacio Murilo, com seus vegetais animalizados e a Cristina Strapação com suas ondas perfeitas.

Museu Estação Ciência

Vegetais por Cacio Murilo

Onda (pintada e não fotografada) por Cristina Strapação

Terminamos o dia com uma deliciosa tapioca preparada pela Lígia. Infelizmente ela e o Bico pegaram uma gripe forte e estavam muito abatidos.

No dia seguinte nos despedimos desse casal fantástico e seguimos para o interior da Paraíba até a cidade de Bananeiras, onde fazia dois dias havia terminado o festival de inverno. É uma cidade pequena em meio às montanhas. Paramos no centro para comer uma deliciosa tapioca de carne de sol com nata, queijo, banana da terra frita na manteiga de garrafa e uma pitada de mel de engenho, pensa numa iguaria boa! Apesar de pequena, o movimento na cidade era intenso, todos se conheciam e paravam rapidamente para um bate-papo.

Catedral de Bananeiras

Bananas festivas de Bananeiras

Cachoeira do Roncador, próximo a Bananeiras

Engenho da famosa cachaça Rainha

No outro dia fomos conhecer as atrações de Bananeiras, a cachoeira do roncador, batemos fotos das igrejas e predios históricos, visitamos a cachaçaria Rainha e conhecemos o convento das irmãs Carmelitas. Neste convento conhecemos o trabalho destas irmãs no Projeto Social do Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Teresa, que consiste em uma instituição educacional de nível infantil e fundamental totalmente gratuita que vive de doações e tem aproximadamente 300 alunos da comunidade que tem a oportunidade a uma educação de qualidade. Fomos visitar esta escola e ficamos impressionados, passamos por todas as salas de aula, refeitório, sala de informática, enfim, a escola possui instalações próprias e com estrutura de qualidade. As crianças nos receberam com grandes sorrisos e se mostraram muito educadas e respeitosas com seus professores. Parabéns ao projeto. Quem quiser conhecer mais: www.enscbananeiras.org.br

Depois de Bananeiras fomos em direção a Campina Grande, porém o Júlio estava com febre e por isso resolvemos descansar. A febre persistiu por todo o dia e mesmo com os anti-térmicos ela não estava baixando. À noite resolvemos ir ao hospital para checar e fomos muito bem atendidos em uma clínica pública. O médico constatou que ele estava com uma pneumonia branda, fez nebulização, injeção e mandou descansar. Ele parecia um zumbi. No outro dia decidimos que não íamos ter pique para continuar o passeio, então retornamos à João Pessoa para a casa de nossos amigos que mais uma vez nos receberam com muito carinho. Tiramos, então, alguns dias para repousarmos. Em seguida foi a minha vez de pegar uma gripe e assim batizamos nossa viagem com nosso primeiro grande inconveniente de saúde. A Lígia e o Bico cuidaram de nós, teve sopinha pra doentinho e tudo, hehehe. Impossível esquecer tudo o que fizeram por nós, vocês foram o melhor remédio que dois viajantes poderiam receber. Valeu amigos!

Natal e arredores

Cheguei a Natal ansiosa, pois eu iria encontrar minha família. Meu pai (o Zezo), a Janja (esposa do Zezo), minhas irmãs Lívia e Luana, meu cunhado Franco e a visita mais especial de todas, minha linda sobrinha Paola. Estava morrendo de saudades e finalmente tivemos a oportunidade de estarmos todos juntos.

Sem palavras para descrever como foi bom ver minha linda sobrinha, agora já com um ano e meio. Quando saímos, ela era uma bebezinha, agora já anda, é sapeca e interage muito mais. No primeiro dia ela até me estranhou, mas depois se sentiu mais a vontade e não dava vontade de largar, devo ter sufocado ela!

Fomos fazer os passeios de Natal por pacotes da CVC, presente do Zezo. O engraçado é que os passeios de Natal são passeios fora da cidade de Natal, minha irmã, Luana, ficava brincando: “assim é fácil, uma cidade ter tantos atrativos, em um raio de cento e poucos quilômetros até Urussanga!”.

No dia em que eles chegaram já fizeram um City Tour, o qual perdemos, pois estávamos em trânsito. No segundo dia fomos todos conhecer a praia da Pipa, que fica a uns 80km de Natal. A praia é lindíssima, com falésias altíssimas, deserta e mar variado, bom para pegar jacaré, umas partes com ondas fortes e outras boas para banho (de velhinhos, crianças ou pessoas como a Hanna, hahaha). Tem um passeio para ver os golfinhos de barco, mas depois descobrimos que não tem necessidade, pois se pode ir andando até onde estão os golfinhos e vê-los muito próximo, as vezes mais próximos que o barco. Isso descobrimos depois que eles foram embora, pois retornamos lá para acampar e curtir a praia mais uns dias. Foi o primeiro camping estruturado que encontramos pelo Brasil e a estrutura realmente surpreendeu, tinha cozinha, piscina, sala de jogos, ótimos banheiros, tudo bem limpo e organizado a um preço excelente e ainda tivemos a oportunidade de conhecer uma turma jovem de João Pessoa que foram ótimas companhia.

O passeio do outro dia foi em um aqua park, próximo à praia de Maracajaú, parecíamos a família buscapé, todos unidos descendo nos escorregadores. O Franco até quis fazer acrobacias, mas logo levou um pito dos monitores. Infelizmente a praia estava com muito vento e a visibilidade da água para mergulho estava horrível, mas quando o tempo está favorável, pode-se fazer mergulho e ver uma diversidade incrível de peixes em meio aos corais. Suspeitamos que o restaurante do aqua park tenha dado um piriri (caganeira) em boa parte das pessoas que ali estavam, pois a própria CVC informou que muitos passageiros tiveram este azar, no nosso grupo a premiada foi a Luana, tadinha. Aproveitamos também para fazer uma deliciosa massagem com uma equatoriana super zen e que deixou a mulherada lesada de tão relaxadas. Enquanto isso, Franco e Julio foram jogar bola na praia e tomar uma cervejinha e o vovô Zezo ficou se divertindo com a Paola.

No dia seguinte tiramos folga da CVC e ficamos na praia onde estávamos hospedados, a praia da Ponta Negra, onde tem o famoso morro do careca. Uma vez este morro era aberto a visitantes, mas por causa do desgaste causado pela mão (melhor os pés e a bunda) do homem agora não é mais permitido a visitação. Curtimos bastante a praia, e conseguimos cocos gelados por R$1,50! Uhu! À tarde o Zezo e a Janja foram ao mercado de artesanato da cidade para fazer umas comprinhas e voltaram animadíssimos com os produtos típicos que lá havia e com ótimos preços. Claro que levaram uma bela rede nordestina bem tradicional com algodão natural e muita castanha de caju. Saímos pra jantar e depois ficamos conversando até cansar! Mais uma vez a família tomando conta do espaço, no hotel já tinha um setor praticamente reservado para os “catarinas”. Inclusive chegamos a pedir tele entrega de Pizza e cerveja no hall do hotel, parecíamos estar em casa.

Outro dia, outro passeio da CVC. Neste, fomos para a Barra do Cunhau, onde teria um passeio de barco ($$$) até uma ilhazinha e depois iríamos para a praia, sendo que demos um “by-pass” no passeio de barco e fomos direto para a praia, que tinha água limpinha e, quando a maré está baixa, formam pequenas piscinas naturais com água quentinha. Nesse dia a Paola curtiu um monte o mar e a areia! Bateu os pezinhos, engoliu água, comeu areia, e eu aproveitei para tirar milhões de fotos. No final do dia o ônibus quebrou no caminho e, por falta de piadas novas, o guia mandou buscar outro, hehehe.

O próximo dia seria outro passeio da CVC, porém já estávamos todos cansados do ônibus, da espera, dos passeios combinados e das mesmas piadas, portanto ficamos na praia da Ponta Negra, de pés pro alto, pegando sol, tomando água de coco. Alugamos umas pranchas pra curtir umas ondas, que estavam ótimas… para iniciantes. O Julio ficou só no jacaré, eu no body board, o Zezo no pranchão e o Franco no surf tradicional. Fiquei impressionada com o desempenho deles, principalmente do paizão, que a prancha até aguentou o peso dele porque ele está magro e esbelto, super gatão. Passamos o resto do dia curtindo artesanato, tirando foto de cangaceiro. No nordeste os artesanatos tem muita cultura de brinquedos tradicionais como biboquê, pião, bola de gude, bonecos de madeira e um montão dessas coisas que nos lembram da infância. A Paolinha curtiu bastante!

Ahhhh (suspiro), só posso dizer que foi tudo delicioso, nada como estar próximo à família, sentir o amor, todos estarem saudáveis e felizes.

Fortaleza

Praia de Iracema – Foto por Wood

O trânsito de Fortaleza é caótico, os guias citam as praias como impróprias para banho, mas mesmo assim vale o passeio. A praia do Futuro é ótima para banho e têm uma estrutura que nunca havíamos visto antes, excelentes restaurantes com cadeiras e mesas à beira mar, cozinhas gigantes para atender a um público enorme e exigente, banheiros grandes, piscinas, chuveirões e massagistas! Imagine uma massagem por uma hora incluindo máscara de argila ou hidratação no cabelo por apenas R$20, e de cenário um mar lindo e esverdeado a sua frente, óbvio que tivemos que aproveitar esta promoção, infelizmente neste dia eu estava com uma baita dor de barriga e o mexe-mexe da massagem teve que ser interrompido para ir correndo ao banheiro, já o Julio relaxou demais e com o mexe-mexe de mãos femininas, mesmo sem querer um órgão indisciplinado se empolgou. A massagista, profissional, deixou uma toalhinha por cima, que situação! Claro que nem tudo são flores, não faltaram vendedores ambulantes, chega uma hora que enche o saco dizer “Não, obrigado”, mas por outro lado, é dureza trabalhar debaixo de todo aquele sol.

Os dois irmãos na praia do Futuro!

À noite adoramos passear pelos calçadões da praia de Iracema e Meirelles, o ambiente é alegre e trás vida para a cidade. Pessoas caminham, andam de patins, bicicleta, skate, correm, passeiam com seus cachorros, sentam nos banquinhos e jogam conversa fora, batem fotos, fazem ginástica… enfim, é um calçadão muito bem aproveitado. Durante o passeio também se encontram vários restaurantes à beira mar, feiras de artesanato, quiosques com guloseimas e propagandas de shows de comédia, pois o Ceará é o principal estado brasileiro neste departamento!

Pra quem quiser conhecer um pouquinho mais da cultura deste lindo estado, não pode deixar de conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é uma bela estrutura que comporta cinema, museus, galerias, restaurantes, cafés, shows, planetário e possui uma agenda repleta de atrações. Quando visitamos, tivemos a oportunidade de assistir um teatro de Mamulengo, um estilo de fantoche com cultura nordestina. Também contemplamos uma exposição em homenagem ao Luiz Gonzaga e uma apresentação de Cordel cantado.

Dragao del Mar Cultural Center – © Christian Knepper/Embratur

O passeio com o Ricardo e o João estava delicioso, tivemos dias agradabilíssimos juntos e acredito que eles também curtiram muito. É triste a hora da despedida, mas tivemos que partir.

Hanna no mercado publico

Jericoacoara

Chegando pelas dunas

Assim que chegamos a Jijoca, que é a porta de entrada de Jericoacoara, fomos barrados por diversos guias, pois a região é um parque e não é possível entrar sem o guia, balela, mesmo assim pegamos um guia para garantir, acho que foi bom mesmo, pois não tínhamos a experiência de andar sobre dunas. O passeio foi tranquilo e divertido, é a primeira vez que vemos a bichinha se aventurar em meio às dunas e devo dizer que ela mandou muito bem. Mas o melhor foi chegar à vila de Jericoacoara, UAUUUUUUUU, as ruas são de areia, as pousadas e restaurantes são muito charmosos, uma mistura de rústico com sofisticação. Bom gosto agregado a um paraíso com dunas e praias de águas turquesa. À noite não tem iluminação pública, o que torna o ambiente ainda mais aconchegante, as pousadas e restaurantes usam luminárias estilizadas, algumas penduram luminárias coloridas pelas árvores e é nesse ambiente de penumbra e cores que encontramos deliciosos restaurantes e, por incrível que possa parecer, sem preços explorativos. Vale a pena provar da gastronomia típica do Ceará e da região, mas também se encontra muitos restaurantes de gastronomia internacional, mas como em qualquer local turístico, os restaurante mais badalados são as pizzarias. O comercio é variado, mas o que domina são lojas de grife conhecidas, o que da pra perceber que tem turista por ali de altíssimo poder aquisitivo. Podemos dizer que gostamos das vitrines, foi o mais perto que chegamos das lojas hehehe.

Wood e João na night de Jericoacoara

Existe um roteiro clássico de passeios na região, ao lado da praia tem uma grande duna onde todos se reúnem no fim do dia para apreciar o pôr do sol. Esta época do ano também tem o pôr do sol da pedra furada, a formação geológica que é cartão postal na região, e o sol se põe bem no meio do buraco. Pelas fotos parecia que era tudo maior, mesmo assim valeu o passeio. No roteiro também não pode deixar de faltar o passeio pelas lagoas da região que tem águas cristalinas e azuladas. Conseguimos negociar um guia local que conhece bem os caminhos da região, pois por ali as estradas muitas vezes desaparecem, cobertas pela areia. No primeiro lago é feita a visitação através de uma jangada que atravessa menos de 100 metros e cobra R$2,50 por pessoa, por isso quem tiver disposição pode ir nadando que com certeza chegara antes da jangada, quando chega tem um restaurante que montou na beira do lago vários banquinhos e redes, eita vidinha mais ou menos, depois fomos para a Lagoa Azul que é tão linda quanto e tem mais ou menos a mesma estrutura. Sol, sombra, câmera, cerveja gelada em boa companhia em um lugar paradisíaco, faltou algo? Sorrisos largos e voltamos com aquele ar de satisfação.

E o vento levou…

Redezinha na beira da laguna!! Êeeee coisa boa!

Águas azuis da Laguna…. Azul

Outro passeio que também foi feito é a visita aos cavalos marinhos, um passeio de 5 a 10 minutos que custa R$10 por pessoa para avistá-los à beira do mangue, no barco vão até 10 pessoas. Pense, 10 minutos, 10 pessoas, R$10 por pessoa… são R$10 por minuto. Pra que estudar?

Cavalo marinho do mangue

Passamos pelo mangue seco, cruzamos com o carro através de um canal em uma balsa (+ ou -), conduzida por um bambu, o risco é grande, pois se algo acontece não tem seguro que cubra. Seguimos então para a lagoa do Pinguela, lá os restaurantes costumam mostrar o cardápio ao vivo, trata-se de uma bandeja onde são mostrados os peixes, lagostas e camarões frescos para que você aprove e escolha o que vai comer na hora. A lagoa tinha uma cor leitosa, um pouco diferente dos outros que já havíamos visitado, porém tinham vários esportistas curtindo um kite surfing, especialmente um parecido com o Thor, que ficou se exibindo. A mulherada babava.

Dando um jump!

Wood, João e Hanna na pedra furada

João e Julio na balsa para o mangue seco

Final de tarde na praia de Jericoacoara

Final de tarde em Jeri

Parque das Sete Cidades

Parque das 7 cidades

Como é bom estar novamente na companhia da família e dessa vez na estrada juntos. O Parque das Sete Cidades é um passeio realmente incrível. Logo na chegada nos deparamos com um lindo tucano de olhos azuis que estava andando livremente pelo parque, os guias disseram que ele estava em recuperação, ele deixava que chegássemos bem próximos, e para ficarmos ainda mais animados, duas iguanas lindas estavam em uma árvore ao lado do simpático tucano. Para a visitação do parque é necessário ter um guia, o nosso guia era o Moisés. O parque é uma região que tem algumas inscrições rupestres, mas o que realmente chama a atenção é a formação geológica, são rochas com formatos tão diferentes que fazem a imaginação se divertir, você pode ver desde o mapa do Brasil até o da América do Sul, pedras que lembram um tatu gigante, e o que mais a tua imaginação permitir. Pra finalizar o passeio, fomos a um mirante curtir o pôr do sol onde é possível apreciar todo o parque de cima e na volta para deixar o guia e nos deparamos com um jabuti enorme, devia ter uns 40 kg. Saímos dali e fomos para a cidade de Tianguá, já havia comentado sobre as padarias do nordeste com os meninos e nessa noite demos sorte da padaria desta pequena cidade ter de tudo, desde buffet de janta até buffet de lanche colonial com pães, bolos e sanduíches… nos fartamos.

Tucano logo na entrada do parque

Julio, João e Ricardo numa das muitas cavernas com inscrições

Olha como não se deve beber no parque!

Julio, Hanna, João e Wood na pedra do tatu.

Wood, João e Julio na pedra do mapa do Brasil, deixamos de fora o sul

Por do sol no Parque das Sete Cidades

Hanna e o jabuti

Teresina

Chegamos em Teresina e nos surpreendemos com a estrutura da cidade. Fomos direto ao encontro de Lourdes, nossa anfitriã em Teresina através do CouchSurfing. Ela é uma jornalista dedicada que vive com Leo, estudante de medicina. Nunca convivemos com pessoas que estudassem tanto, era o dia inteiro no trabalho e noite e madrugada estudando. Parabéns pela dedicação. A Lourdes é uma pessoa agradável, inteligente, atualizada, o que tornam as conversas por esse período que tivemos juntos muito boas e por isso o tempo que passamos com ela passava muito rápido. Na primeira noite a mãe do Leo, tabém chamada de Lourdes, estava por lá e preparou uma janta deliciosa para todos.

Na manhã seguinte, a Lourdes preparou um roteiro de passeio bem legal por Teresina, a mãe do Leo também nos acompanhou. Fomos no encontro das águas dos rios Parnaíba e Poti, do outro lado dos rios é o Maranhão, dá pra ver claramente a diferença de coloração dos rios. Próximo dali, visitamos uma rua cheia de lojas e ateliers de artesanato, sendo o foco principal a cerâmica. Além de visitar as lojas, podemos observar os escultores trabalharem nas peças. Rodamos um pouco pela cidade, ficamos impressionados com a estrutura da cidade como um todo. O trânsito é tranquilo, a cidade é arborizada, limpa e organizada, não se vê pobreza nem violência.

O encontro dos rios com dona Lurdes, Lourdes e Julio

Artesão trabalhando

Artesões trabalhando

Fomos também à torre da ponte, de onde se vê toda a cidade de cima. A mãe do Leo ficou bem quietinha e logo depois percebemos que ela morria de medo de altura! Mas se segurou firme e forte! A vista de lá é muito bonita e a mata ciliar do rio que corta a cidade é bem preservada.

Vista da ponte #1

Vista da ponte #2

julioehanna.com na ponte de Teresina

Saímos à noite para curtirmos um barzinho de rock com Lourdes, o que era para ser uma saída tradicional se tornou algo bem diferente para nós! É difícil encontrar um ambiente noturno de rock com pessoas bebendo moderadamente e quase sem fumantes. Parecia um ambiente quase que familiar. Outra coisa que nos surpreende foi que estava quente e mesmo assim boa parte das pessoas usava calça jeans, inclusive as mulheres. Foi uma noite bem agradável e que curtimos muito.

A nossa anfitriã nos convidou para um almoço na casa de sua família, que fica um pouco distante do centro da cidade. Foi a primeira vez que conseguimos tirar o Leo de casa, pois ele não largava dos livros. A casa onde Lourdes viveu é realmente um encanto. É um sítio, com terreno enorme e diversas árvores frutíferas. Experimentamos vários tipos de coquinhos que nem lembramos os nomes todos para citá-los. Aquele tipo de casa familiar que sempre cabe mais um intruso, mas nesse caso acho que tinha pelo menos uns 5. Fomos muito bem recebidos e melhor ainda, muito bem alimentados em panelas grandes com comida feita no fogão à lenha! E ainda, para completar o passeio, próximo dali, fomos todos tomar um delicioso banho de rio.

A Hanna só de bituca na comida!

A família da Lourdes e o Leo ali no cantinho

No último dia teríamos o prazer de mais uma visita familiar, o Ricardo, irmão do Julio e nosso grande amigo João. Fomos buscá-los no aeroporto, então saímos todos juntos (menos o Leo que ficou nos livros) ao Dogão, um restaurante de fast-food com variações nordestinas para o que a gente já conhece, porém com uns molhinhos muito especiais.

No dia seguinte, nos despedimos de Lourdes e Leo, e seguimos com os rapazes para o Parque das Sete Cidades.

Serra da Capivara

Já estávamos surpresos com o Piauí, que apesar da fama dado pelos guias de turismo que citam como sendo o estado mais pobre do Brasil, se mostrou um estado bonito e bem estruturado. Cruzamos o estado e não vimos nada que pudesse retratar extrema pobreza e ficamos felizes por passar por diversas cidades com uma população muito trabalhadora. No caminho paramos para conhecer a cachaçaria Lira, sua produção é feita em um lindo sítio com várias árvores frutíferas. O processo na elaboração da cachaça é um exemplo de sustentabilidade. A água que move o moinho é bombeada por um sistema de pressão feito com uma garrafa pet. Um exemplo de que com atitudes inteligentes se pode aproveitar bem os recursos sem necessitar agredir fortemente o meio ambiente, mas o melhor de tudo é o sabor da cachaça, que recomendamos.

O passeio pelo parque da Serra tem que ser feito com guia e o valor é de R$70 pelo dia, por isso vale a pena acordar cedo e aproveitar bem enquanto é claro, pois tem muita coisa pra conhecer. O parque é incrível, esta época do ano as árvores começam a secar e vira um festival de cores de folhas marrons, avermelhadas, amareladas, esbranquiçadas, que dão um charme todo especial em meio às grutas, cânions e montanhas da serra.

Conhecemos os principais sítios arqueológicos, que são mais de 700, que contém inscrições rupestres de mais de 8 mil anos que deixam mensagens intrigantes e fazem a imaginação fantasiar milhões de hipóteses. São desenhos geométricos, cenas de sexo, parto, caça, rituais e até cena de beijo, muito romântico.

A estrutura do parque é excelente, acho que um dos parques mais legais que já visitamos. O parque tem muitos mocós, um tipo de roedor que se alimenta de casca de árvores e estão por todos os lados, uma gracinha de ver, seu xixi é oleoso, deixando rastros visíveis por onde passam. Eles costumam ficar imóveis quando passamos para parecerem camuflados. Suas fezes parecem uma resina e são muito educados, costumam acumular tudo em um “banheiro”, quando secam, ficam sólidas e duras, parece a semente de uma árvore, então se ver uma dessas sementes escuras, lembre-se que pode ser cocô de mocó, não é pra comer!

É possível ver diversos tipos de pássaros, cobras, sapos, aranhas e por sorte pudemos apreciar todos esses animais. Se tiver muita sorte talvez aviste uma onça, coisa que quem trabalha sozinho na manutenção do parque tem receio, pois ali é o habitat que varias onças e pumas, por isso ninguém dispensa um facão na mão para se garantir.

Existem várias trilhas para se apreciar o visual do parque, vale uma parada na pedra furada para apreciar mais uma escultura do senhor vento.

O parque também tem diversos macacos onde pesquisadores avaliam o comportamento social, por conviverem diariamente com observadores eles nem se importam com nossa presença.

Não deixe de olhar para os paredões da Serra e apreciar árvores no topo que tem suas raízes que descem até alcançar o chão, é a gameleira.

Estivemos também em uma caverna que foram encontrados fósseis de dinossauros, mas o divertido mesmo é procurar por aranhas, que mais parecem algum crustáceo esquisito, nas paredes. Elas ficam gigantes, com perninhas bem fininhas e compridas e possuem antenas enormes.

Outra parada pra se fazer na região é o Museu do Homem Americano, que possui um resumo explicativo do processo arqueológico e um pouco do que foi encontrado. Próximo dali tem o laboratório onde são identificados, estudados e catalogados todos os fósseis e artefatos arqueológicos encontrados no parque.

Parnaíba

E no caminho para chegar lá:

Nos surpreendemos com a estrutura da cidade, ruas largas, avenida bem estruturada com diversos quiosques, uma cidade tranquila e com um centro colonial muito bonito com diversas casas coloridas, com muito artesanato e barzinhos que ficam bem animados com som ao vivo no fim do dia. À noite a cidade tem vida, as pessoas vão aos barzinhos, passeiam pelo calçadão e curtem a cidade.

O centro tem um mercado público de frutas e verduras muito bem estruturado, carnes frescas inclusive patos, porcos e frangos vivos prontos para o abate. Mas a surpresa mesmo veio durante a noite quando passamos pelo mercado, os vendedores haviam ido embora, mas deixavam todos os produtos ali no mercado que era aberto, seguros de que tudo estaria em ordem no outro dia, não esperávamos encontrar isso pelo Brasil, que bom saber que ainda existe. Melancias expostas nas calçadas esperando sozinha para serem vendidas no outro dia sem medo de serem raptadas por algum mal intencionado.

Outro lugar que também nos deixou surpresos foi a praia de Luis Correia com um mar cor turquesa, água quentinha, larga extensão de areia e boa estrutura para banhistas, estacionamento, calçadão com bares e diversos banheiros públicos com chuveirões, coisa que nós em Florianópolis desconhecemos, esse tipo de estrutura não existe em nenhuma praia de nossa ilha.

Na volta de Luis Correia tem um laguinho bem gostoso pra tomar um banho e curtir uma refeição.

No centro de Parnaíba encontramos um grupo de paulistas que também estão se aventurando de carro, eles estarão viajando por um ano e vão fazer a rota do Ushuaia até o Alaska, quem tiver interesse em conhecer um pouco desses aventureiros segue o site: http://www.4×1.com.br é muito bom encontrar, mesmo que por pouco tempo, pessoas com a mesma filosofia de vida.

Outra praia para se apreciar na região é a Praia do Sal, uma estrutura rústica, com alguns barzinhos. O farol divide a praia, de um lado o mar é tranquilo e vários barcos descem e sobem com a baixa e cheia da maré. Do outro lado praia com ondas, uma faixa de areia muito boa para caminhada, mas um detalhe bem diferente, apesar de não haver casas pela costa, existem diversos geradores de energia eólica.

Mas o passeio que realmente atraí os turistas é o Delta do Parnaíba, um passeio de barco que percorre todo o delta, mas que tem um preço um pouco salgado, por isso resolvemos conhecer fazer o passeio através de um plano alternativo e muito eficaz. Pegar o barco que a população local utiliza como transporte e conhecer uma das vilas de alguma ilha da região. Segundo os barqueiros, existiam vários barcos que vão e voltam da vila diariamente. Lá fomos nós a 15 km por hora, junto com os moradores do vilarejo, apreciando a paisagem do mangue, trocando sorrisos, vendo crianças durante a viagem caírem no sono no colo de suas mães, barcos de pesca em busca de seu ganha pão, e turistas passando em lanchas velozes que custam um fortuna. Infelizmente, quando chegamos, o barqueiro informou que não haveria mais barcos para retornar naquele dia, ficamos chateados, pois a informação quando pegamos o barco era bem diferente. Gentilmente, uma senhora que vivia na ilha ofereceu para ficarmos na sua casa caso não conseguíssemos barco, às vezes um “não” acontece para mostrar a humanidade que existe nas pessoas. E o desespero de ficar sem barco também nos proporcionou mais uma surpresa, foi pedindo informação para uma família de franceses que conhecemos pessoas super queridas e acabamos almoçando juntos e trocando um pouco de conhecimento. Por fim tudo terminou bem, conseguimos o barco para voltar, tivemos um dia agradável e ainda na saída a água do mar invadiu o mangue e, de doce de leite, ficou azulada tornando a paisagem ainda mais exuberante.

Barreirinhas

Pôr do sol nos Lençóis Maranhenses

Já que não foi possível conhecer a ilha de Lençóis resolvemos ir em direção a Barreirinhas, cidade que abriga uma das melhores maravilhas do Brasil, os Lençóis Maranhenses. Todos nos informaram que o acesso era realmente bem inapropriado para ir com carro próprio, aderimos então à versão turística com passeio de agências. Pela manhã fomos a um rio descer de bóia por aproximadamente uma hora, passeio tranquilíssimo, rio super calmo, água quentinha, mas não havia necessidade de ser feito pela agência, o caminho estava bom e a bóia era dispensável, mas já que fomos, curtimos. Pela tarde fomos aos lençóis, o caminho desta vez compensou ser feito pela agência dos Érics, administrada por seis irmãos, todos com nome de Éric, inclusive tinha até um Eric Clapton no meio. O caminho era de areia e realmente próprio para quem tem experiência no assunto, mesmo eles que estão acostumados dizem que diariamente alguém atola. Foi melhor não arriscarmos. Essa época do ano o nível da água nos lençóis estava bem baixo e algumas lagoas estavam completamente secas, mas ainda assim foi possível curtir nas pequenas lagoas em meio às dunas. Água quentinha e cristalina, as dunas eram bem fáceis de caminhar, pois eram bem compactas, isso nos deixou muito feliz, pois já tivemos experiências em dunas que parecíamos que íamos ter um ataque cardíaco. O visual da região é realmente incrível, pena os passeios de avião serem tão caros, mas quem foi, recomenda, porém para nós, sem condições de encarar, infelizmente esse tipo de turismo no Brasil é totalmente inacessível aos viajantes econômicos. Lá conhecemos um casal bem legal de Salvador e já aproveitamos várias dicas da cidade enquanto curtíamos o lindo pôr do sol nas dunas. Um paraíso tropical maravilhoso que dá aquela sensação de estarmos sonhando acordados, mas essa é a nossa realidade, ooooooo vida boa!

Hanna apresentando a laguna dos peixes

De Barreirinhas seguimos em direção a Parnaíba pelo interior, a estrada foi uma aventura deliciosa, estrada de terra barro e às vezes de areia, cruzava por pequenas comunidades perdidas no tempo, o engraçado é que mesmo muito simples, às vezes passávamos por casebres de palha e víamos diversas caixas de som enormes, as festas ali devem ecoar pra toda a vila. Passamos também por algumas vilas indígenas, com muitas crianças, todas peladinhas brincando pela rua, subindo em árvores e rindo à toa. De vez em quando o GPS, que está desatualizado, nos mandava por caminhos que não existiam mais, o que também se tornou bem divertido, pois íamos parar em lugares únicos, com laguinhos de água cristalina com uma vegetação exuberante, dava vontade de ficar por ali, mas não estávamos preparados com recursos suficientes para isso. Ficarão apenas a lembrança de um caminho de muitas belezas.